.comment-link {margin-left:.6em;}

24 January 2006

 

A relação

Há duas perspectivas diferentes na análise dos problemas educativos ou das actuações pedagógicas.
Uma delas foca a atenção na pessoa do professor e/ou no aluno. Tende, por isso, a classificar o aluno de bom ou mau, inteligente ou burro, trabalhador ou preguiçoso. E outro tanto sobre o professor.
Outra perspectiva foca a sua atenção na relação, sobretudo na relação que o professor estabelece com o(s) aluno(s), porque ele é o adulto e o profissional. E focar a atenção na relação é, antes de mais, procurar saber o que ela faz, que resultados produz, que efeitos se podem esperar dela.
Muitas das discussões sobre educação e ensino esquecem-se de fazer esta análise. E é pena.
E esquecem-se que esta relação é sobretudo resultante de um contrato de trabalho, em que alguém, o professor, é pago para… para quê?

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?