.comment-link {margin-left:.6em;}

24 January 2006

 

Protecção de Menores

Sendo certo e proclamado que eu «não compreendo/interpreto a filosofia da protecção de menores», devo evitar pronunciar-me sobre essa matéria. Para não fazer figuras tristes.
Mas estou disposto a aprender. Isto é, a corrigir a minha ignorância.
Porque eu pensava, e penso, que não há uma, mas várias filosofias de protecção de menores. E mesmo na que poderíamos chamar “filosofia oficial da legislação portuguesa”, estava eu convencido de que não há uma mas várias, ou seja, que variam de documento para documento e de ministro para ministro.
Porque eu sei que há comissões de protecção de crianças e jovens e risco, a quem tudo se pede mas a quem quase nada se dá para responder a esses pedidos.
Porque eu sei que se diz por aí que a melhor solução é sempre a família, mas também sei que em há cerca de 3.000 candidaturas para adopção e cerca de 11.000 crianças em instituições e mais 6.000 em famílias de acolhimento. E sei ainda que em 2005, em Espanha foram adoptadas 2.637 crianças nos primeiros seis meses e em Portugal apenas 165 no mesmo período.
Porque eu sei que se diz por aí que a melhor solução é sempre a família, mas também sei que há famílias e famílias. E não sei, por exemplo, se seria mesmo melhor (e falo de casos reais) estar na sua família aquela criança que todos os dias tinha de se fechar no quarto porque o pai iria chegar bêbado e dar uma sova na mãe, ou aquela outra onde a deixaram ficar no berço até quase aos dois anos quando a descobriram já com os pés deformados, ou a outra em cuja casa era objecto de violência sexual, ou ainda aquela outra que veio da família cheia de piolhos e carraças e com sujidade entranhada até à alma, ou…
Porque eu sei que se diz por aí que a melhor solução é sempre a família, mas também sei que vejo fazer muito pouco para exigir que certas famílias assumam a responsabilidade que têm para com as suas crianças.
Sim, eu sei muito pouco, mas estou disposto a aprender. Com quem sabe.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?