.comment-link {margin-left:.6em;}

29 January 2006

 

A forma

Se calhar... a forma como digo as coisas...
Não é possível dizer sem dizer de alguma forma. E a forma como se diz, de facto, diz tanto ou mais do que aquilo que se pensa dizer.
Alguns dizem que eu tenho uma forma de dizer que é, ou aparenta ser (o que é o mesmo) feudal, autoritária, presunçosa...
Que posso eu dizer daquilo que os outros vêem? Nada.
Apenas posso acrescentar de mim.
1 - Digo aquilo em que acredito. Se o digo, é porque sim: porque penso que é assim, ou porque penso que é uma dúvida legítima. Por isso, afirmo ou pergunto.
2 - Sei, no entanto, que aquilo que sei é sobretudo a medida da minha ignorância. Basta começarmos a estudar um qualquer assunto para descobrirmos um mundo de ignorâncias, nossas, e um mundo de saber que nos é estranho, o do outro. E isso é só aquilo de que nos abeiramos. Costumo dizer aos meus alunos que é bom rirmo-nos do que pensavam e diziam os homens ilustres de há 100 anos, até cientistas. Mas na condição de percebermos que esse nosso riso é já o eco do riso que outros, dentro de 100 anos, farão de nós. Não há outra forma de sermos sérios hoje. Digo-o, porque acredito que é mesmo assim.
3 - Sei que o saber tem uma génese dramática. É no jogo de forças e contra-forças, de opiniões e contra-opiniões, que formamos a nossa posição. Por isso, muito do que digo, tem uma estrutura dramática: coloco-me frente ao outro, para que o outro (o leitor) se coloque frente ao que eu digo.
4 - Já o escrevi várias vezes. A verdade nunca está num qualquer lugar. Por isso, também nunca estará em mim. A verdade está entre. Entre aqueles que tomam posição. E move-se com e através dos movimentos daqueles que tomam posição. O próprio acto de tomar de posição gera forças que actuam sobre outras forças que... A verdade habita num lugar incógnito mas sempre no campo de forças formado por aqueles que tomamposição.
5 - De nada beneficiamos num tomar posição de forma mole. Pelo contrário, uma posição nítida, firme, capaz de definir uma posição num campo é que é criativa, capaz de gerar as forças que fazem mover a verdade.
6 - Mas uma posição nítida e firme não tem de ser fechada, imóvel e surda. Pode, pelo contrário, estar à escuta daquilo que o outro também pensa, atenta à posição do outro. Tanto mais que sabe que também ali há parte da verdade, e que a verdade, afinal, apenas se encontra no espaço, ou campo, definido por mim e pelo(s) outro(s).
P.S. - Peço desculpa de ser assim, mas é assim mesmo que eu penso. E, sobretudo, é com pessoas assim que eu mais tenho aprendido. Que posso eu aprender com quem não pensa, ou tem medo de dizer o que pensa, ou que diz e desdiz de imediato? Posso ser mal entendido, mas isso não é muito grave, e nem sequer pode ser evitado.

Comments:
em dados momentos, todos nós somos mal entendidos.
registo a visita!
 
Parabéns por este post!
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?