.comment-link {margin-left:.6em;}

24 January 2006

 

Do alto, ou de baixo?

« vejam que generosos... que bons que somos para aqueles de que nada se esperava...»
Pode, de facto, ter essa leitura. Mas também pode ter a leitura contrária. Somos (quem?) pessoas que foram contratadas profissionalmente como professores, numa sociedade democrática, onde TODOS têm direito a usufruir dos bens comuns. E somos (eu pelo menos sou) pessoas que se defrontam com a dificuldade de encontrar os caminhos eficazes para responder a esse contrato. Somos (todos, creio eu) capazes de encontrar soluções para uns casos e incapazes de encontrar soluções para outros.
No meu caso particular, tenho ainda pena de que não haja um clima mais aberto e cooperante de procura e partilha de experiências e de avaliações. Tenho pena, mas não está ao meu alcance mudar este estado de coisas.Não posso, porém, deixar de dizer uma coisa, simples, penso eu, mas afinal muito complicada, pelo que vejo. Estas discussões são, apenas e só de ideias, de práticas, de políticas pedagógicas – e nunca de avaliação das pessoas que defendem esta ou aquela ideia ou política pedagógica. Além disso, sei também que a verdade nunca está toda de um lado, por definição também do meu lado.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?