.comment-link {margin-left:.6em;}

23 January 2006

 

A (des)responsabilização - 8

Um povo que vive da agricultura ou da pastorícia cultiva nos seus filhos a paciência, o ritmo lento, a obediência, o respeito pelas tradições, o direito de propriedade, a espera, os valores da integração na natureza. São essas as virtudes e as competências que permitem ter sucesso a cultivar milho ou apascentar um rebanho.
Um povo que vive da caça ou da pesca cultiva nos seus filhos a auto-confiança, a inicitiva, o pensamento estratégico, etc. São essas as virtudes que permitem ter sucesso numa actividade em que a pessoa muitas vezes se encontra sozinha, mas muitas outras tem de actuar em cooperação.
Um povo que vive da guerra cultiva nos seus filhos a ousadia, a força, a resistência física, a intrepidez, a insensibilidade perante o adversário, o respeito pelo comando, tudo virtudes indispensáveis para derrotar o inimigo e alcançar a vitória.Assim sendo, as virtudes de um membro de uma sociedade são mais o resultado dos valores cultivados nessa sociedade do que do património genético com que nasceu.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?