.comment-link {margin-left:.6em;}

23 January 2006

 

A (des)responsabilização - 11

Acredito na importância decisiva da qualidade dos ambientes e das experiências, ou seja, das histórias de vida das pessoas.
Por isso, desde sempre tenho procurado, naquelas que são as minhas áreas de responsabilidade - família, escolas e associações - criar ambientes em que as pessoas se sintam a crescer, onde sejam marcadas positivamente na sua história de vida. E sei que cada um de nós pode fazer isso. Sei que há muitos a fazê-lo. Mas também sei que há menos gente a fazê-lo do que é necessário.
Mas também por isso que há muito eu procuro alertar para a necessidade de, entre nós, criarmos ambientes que sejam oportunidade de enriquecimento para os mais novos.
Há muito que venho alertando para o facto de muitos dos nossos jovens passarem a sua infância, adolescência e juventude sem poderem voar como todos os jovens têm direito a voar, em vez de serem obrigados a rastejar na mediocridade, na monotonia, na mesmice daqueles que, mais velhos, já perderam o sonho e a esperança.
Somos todos feitos do mesmo material. Moldável, plástico, em formação.
Somos sempre feitos à medida dos que nos são próximos.
Que raio! o futuro não pode ser feito da miséria do presente que é oferecido à maioria dos nossos jovens.Têm dúvidas? Perguntem-lhes.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?