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24 January 2006

 

A Alda

A Alda é uma professora pintada de fresco, acabadinha de sair da faculdade. Ao que se vê, não é capaz de manter a ordem dentro da sala de aula. Ali, ao que parece, ninguém aprende nada.
Alguns professores da escola criticam a Alda, cochicham entre si, reclamam do que se passa. Um ou outro professor afirma mesmo que pessoas assim incompetentes não devem dar aulas. Um outro considera mesmo que devia ser aberto um processo disciplinar e devia ser posta na rua.
Outros professores pensam que a Alda é como quase todos os professores quando começam a dar aulas, não sabe aquilo que ainda não pôde aprender. Que seria melhor que alguém, dos mais velhos, estivesse disposto a ajudá-la a encontrar as soluções que os mais velhos já usam com relativa facilidade.
O leitor que escolha: tome posição face a estas duas propostas que circulam na escola. Que se deve fazer?
Continuemos a imaginar.
Imaginemos agora que duas professoras foram falar coma Alda para a ajudar
A esta iniciativa, a Alda pode ter uma de duas reacções.
Uma: - Obrigada, estava mesmo a precisar, ainda bem que vieram.
Outra: - Não preciso de ajuda nenhuma, dou as aulas como quero e ninguém tem nada a ver com isso.
Que se deve, em cada uma das hipóteses, fazer?

Comments:
"A educação é um direito do homem e um meio essencial para atingir os objectivos da igualdade, do desenvolvimento e da paz..."
(parágrafo 69 do Programa de Acção de Beijing, 1995)
Se a Alda aceitar ajuda estará a tentar cumprir a sua função de educadora.
Se não aceitar não estará a cumprir com o Estatuto da Carreira Docente:
Artigo 10.° Deveres profissionais
2 - Decorrendo da natureza da função exercida, cujo desempenho deve orientar-se para níveis de excelência, são deveres profissionais específicos do pessoal docente:
a) Contribuir para a formação e realização integral dos alunos, promovendo o desenvolvimento das suas capacidades, estimulando a sua autonomia e criatividade, incentivando a formação de cidadãos civicamente responsáveis e democraticamente intervenientes na vida da comunidade;
c) Colaborar com todos os intervenientes no processo educativo, favorecendo a criação e o desenvolvimento de relações de respeito mútuo, em especial entre docentes, alunos, encarregados de educação e pessoal não docente;
pelo que poderá ficar sujeita asanção disciplinar.
 
Se fosse eu, proporia à Alda - ainda que fosse a pretexto de ... sei lá o quê - que assistisse a uma aula de um bom professor.
Talvez uma aula do Dr. Alves Jana, pelo que ouço falar. Ou talvez uma das aulas que nunca mais esquecerei do Professor José Heleno. Ainda me lembro que às vezes nos nossos bancos chegávamos a sentir que estavamos lado a lado com Platão ou Eráclito...
Aprender pelo exemplo pode ser uma hipótese...

Luis Morgado
 
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