.comment-link {margin-left:.6em;}

16 November 2005

 

Valery Gergiev

É considerado o maior chefe de orquestra do mundo. Dirige qualquer coisa como 200 vezes por ano, até 3 vezes num dia. Dirige o teatro Mariinski em S. Petersburgo, onde está a fazer uma obra notável, e trabalha com as melhores orquestras pelo mundo fora.
Diz que foi com Karajan que aprendeu o melhor do que agora faz e que ficaria feliz se fizesse na sua cidade uma parte do que Karajan fez em Salzburgo.
Foi aos 14 anos que a sua vida deu um salto, quando o pai lhe morreu. Começou a pensar a sério no futuro e no que queria ser. «Comecei a trabalhar no duro e a consagrar a minha vida à música clássica.» E os resultados estão à vista.
A escola de canto que dirige no teatro Mariinski é considerada a melhor do mundo. Qual o segredo? «O trabalho e nada mais.»
Creio, no entanto, que ele não está a ver bem. Como se tudo se resumisse ao trabalho, tipo "trabalha e vencerás". Isso exactamente é o que pais e professores dizem aos alunos, alguns acreditam e, depois, têm o resultado às avessas. Não, não é verdade. O segredo não está "todo" aí. Está noutro lado. Mestres e trabalho. Ele próprio diz que aprendeu com Karajan.
Nós, por cá, nem mestres nem trabalho. Cala-te boca.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?