.comment-link {margin-left:.6em;}

19 November 2005

 

Greve

Os professores estiveram em greve. Durante muitos anos, aderi sistematicamente às greves. Porque eram também minhas as razões da greve e por dever de solidariedade para com o meu sindicato. Ambas as razões.
Hoje, porém, não fiz greve. Também por duas razões. Por não me sentir parte viva do modo como os professores estão a reagir à situação que lhes foi criada e por não sentir que vá na boa direcção as lutas dos sindicatos.
Já o disse muitas vezes: penso que a situação nas escolas vai muito mal, que tem de haver um grande descontentamento com o que são e fazem as nossas escolas. Mas não vejo que a direcção da resposta dos professores e dos seus sindicatos vão na boa direcção. Creio mesmo que estamos a acentuar os problemas pelos quais teremos de responder mais tarde com um preço ainda mais elevado. Eu considero que a maior asneira que alguém pode fazer é trabalhar contra si, contra os seus interesses. E sinto que é isso que vimos a fazer. Há muito tempo. Assim, não haverá melhoras.
A minha não adesão pode ter sido lida como um apoio ao Governo e à Ministra. Pode e é uma leitura legítima. Mas é pobre, muito pobre. E serve apenas para que as coisas continuem na mesma, no caminho errado. E a Ministra, esta ou outra(o), continuará a ter força para fazer aquilo para que se sentir com as costas quentes.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?