.comment-link {margin-left:.6em;}

13 November 2005

 

Casa cheia

"O lago dos cisnes", de Tchaikovsky, interpretado pelo Ballet de Kiev, encheu a sala do Cine Teatro de S.Pedro. Felizmente, podemos dizer. Mas, mais do que congratularmo-nos, mais vale tentarmos compreender. Porque muitas vezes temos muito bons espectáculos com... a casa quase vazia.
- Falta informação - queixam-se alguns.
- Não há falta de informação - respondem outros, e justificam – porque a informação é a mesma e nuns casos e noutros.
"O lago dos cisnes", "A conversa da treta", Madredeus ou Nicolau Breiner e outros nomes consagrados junto do público tendem a encher a sala, nomes desconhecidos deixam a sala vazia. Com o cinema passa-se o mesmo.
Não é, portanto, a qualidade que decide o número de espectadores. É outra coisa.
Quando um produto cultural é reconhecido e apetecido pelo público, as pessoas prestam atenção e passam a palavra tipo mancha de óleo. A informação desliza, o terreno é ele próprio difusor e promotor da informação. Em última análise, é o público que difunde a informação junto do público.
Quando o produto cultural nem sequer é significativo para o público, é improvável que a comunicação atinja os potenciais destinatários, porque as pessoas nem sequer prestam atenção à informação e, mesmo que prestem, esta morre ali, ou apenas porque não é passada ou até porque é contrariada por apreciações negativas. Nestes casos, o terreno é hostil à informação, dificulta a sua propagação. Nestes casos a informação não circula e, por isso, não atinge o segmento de público que poderia ir ao espectáculo. Ou a outro qualquer produto cultural.
Isto significa que manter a mesma política de divulgação para produtos diferentes é um erro técnico. Não há produtos para toda a gente, porque "toda a gente" não existe. Um produto cultural, embora aberto a todos, tem sempre um público a quem se dirige. Por isso, uma boa política de comunicação deve ser direccionada para o público a que o produto se dirige.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?