.comment-link {margin-left:.6em;}

30 October 2005

 

PSD Abrantes, uma pergunta

Já agora, que os meus críticos tanto me pedem isenção, faço uma pergunta já velha.
Porque será que o PSD Abrantes sempre combateu a Palha de Abrantes?
A Palha foi uma associação que nasceu para responder aos problemas culturais de Abrantes. Teve (e tem) um papel cultural de relevo, que nem os cegos deixam de ver. Recebeu dois prémios nacionais e um regional. Teve para os seus projectos o apoio de importantes instituições, públicas e privadas. Revolucionou a vida cultural em Abrantes. Foi berço de importantes projectos e espaço de acção e revelação para muitas pessoas. Abriu e manteve importantes linhas de debate. Trouxe a Abrantes muito do que de bom há no país e pela Europa. Levou o nome de Abrantes a espaços que nem sabemos.
No entanto, ao longo de 10 anos – 10 anos é muito tempo – o PSD Abrantes sempre esteve contra a Palha de Abrantes. Porquê?
A única justificação que o PSD Abrantes deu e repetiu ao público abrantino foi de que a Palha era uma «associação socialista». Era uma afirmação que insultava as pessoas que não se reviam nessa categorização e trabalhavam na Palha de Abrantes. Sobretudo que pertenciam à Direcção, e houve-os do PS, sim, mas também do PSD, do PCP, do BE e que não pertenciam a nenhum partido.
Com essa oposição e essa (falsa) justificação, o PSD disse duas coisas:
- que classifica como do PS uma associação que colabora com uma autarquia do PS;- que não está disponível, isto é, não apoia (nem apoiará) uma associação que classifique como sendo do PS.
Como é que os meus críticos justificam a imparcialidade institucional do PSD?
NB: Eu nunca trouxe esta questão a público. Trago-a hoje como prenda aos meus críticos.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?