.comment-link {margin-left:.6em;}

02 October 2005

 

Autárquicas 2005

As eleições em democracia supõem duas coisas: que não há uma verdade prévia ou exterior que permita julgar da valor de uma política havida ou a haver, e ainda que as regras de um jogo para decidir qual das propostas é preferida por uma maioria dos cidadãos. Ninguém, por isso, tem a verdade e ninguém tem o direito ao poder. A única fonte legítima do poder é o voto dos cidadãos.
Não há políticas perfeitas e todas elas são construções passíveis de críticas a partir de outro ponto de vista. Cada política é sempre uma em alternativa a outras políticas possíveis. A escolha de uma política é o objecto do jogo eleitoral em democracia.
Como em qualquer jogo, há regras e há jogadas. E as jogadas legítimas são as que respeitam as regras. As jogadas que não respeitam as regras e os benefícios assim obtidos são inaceitáveis e, por isso, devem ser penalizadas pelo árbitro.
Vêm estas reflexões a propósito de ontem ter passado pela praça Barão da Batalha e ter lido na sede de campanha do PSD qualquer coisa como "Basta de mentiras. É a hora de mudar." Fiquei indignado.
O PSD tem semeado a sua actuação de mentiras, procurando com elas obter efeitos junto do eleitorado que não consegue obter de outro modo. E vem agora chamar de mentirosos os outros?
Há tempos já, o PSD organizou uma jornada para assinalar as "oportunidades perdidas" pelo actual executivo camarário. Faz parte das suas obrigações de oposição. À porta da Biblioteca, Armando Fernandes sentenciou (digo-o de memória pelo que li nos jornais): o facto de ali ainda se fazer o empréstimo domiciliário à mão, sem recurso informático, é sinal da falência da política cultural da Câmara. Li e pensei: demagogia pura, porque nunca um facto desses pode ser critério absoluto de avaliação de toda uma política. Mas depressa soube que era mentira, que já então o empréstimo ao domicílio era feito por processos informáticos: o PSD jogou na nossa incapacidade de acesso à informação verdadeira para, assim, obter o resultado pretendido. Fez batota à custa da nossa ignorância. (Voltou a fazer o mesmo com a funcionária do posto de turismo, mas o espaço aqui é curto para dizê-lo.)
Há dias, no Pego, o candidato à Junta local, afirmou em público que a água no Pego tinha teor de alumínio muito para lá do permitido por lei. E, para ter mais efeito, lembrou as mortes em Évora por excesso de alumínio na água. Mas era mentira. Foi um acto de terrorismo político. Um acto tão criminoso como idiota, pois volta-se contra ele próprio: como pode seu candidato à Câmara, que é vereador e director do centro de saúde, ter silenciado uma coisa destas? e como pode ter ouvido uma coisa destas sem intervir? Basta de mentiras, diz o PSD no seu cartaz.
Há semanas, depois dos incêndios, o PSD Abrantes promoveu no Norte do concelho uma "convenção" sobre os fogos. Mas teve o cuidado quer de disfarçar quer de omitir o símbolo partidário. Quis fazer passar uma acto partidário, para o qual só convidou quem quis (e está nesse direito) por um acto de Estado. Mentiu às pessoas, levou-as enganadas. Basta de mentiras, diz o PSD no seu cartaz.
No Sábado dia 1, S. Miguel do Rio Torto viveu uma "festa convívio de inauguração da NOVA sede da Junta de Freguesia". No cartaz convite, a fotografia do actual Presidente da Junta e actual candidato ao mesmo lugar era a ilustração. É isto legítimo num tempo de campanha eleitoral? É normal e institucional fazer uma festa de inauguração e não convidar o Presidente da Câmara? Os termos usados davam a entender que a sede era apenas obra desta Junta, mas não é verdade. Foi uma inauguração da sede da Junta ou um acto de campanha do PSD disfarçado de inauguração? Foi mais uma mentira. Se fosse feito pelo PS, o PSD – e muito bem – iria denunciar o atentado à democracia. Em Alvega, a Banda queria inaugurar a sua nova sede a 1 ou 2 de Outubro, por ocasião do Dia Mundial da Música, mas a Câmara pediu para adiar para depois das eleições. O PSD, em S. Miguel, actua à melhor forma de Alberto João Jardim na Madeira. É isto que promete como forma de democracia em Abrantes?
Com estes actos, com actos desta natureza, o PSD não está a disputar eleições. Está a tentar roubar – aos eleitores – os lugares que quer ocupar. Que havemos de dizer? Basta de mentiras, como diz o PSD no seu cartaz.
Contudo, importa fazer uma correcção. Há, sem dúvida alguma, na candidatura do PSD Abrantes, pessoas sérias, que não se revêem nestas práticas, incapazes de assinar este tipo de casos, de que dei apenas alguns exemplos. Isso quer dizer que a candidatura do PSD Abrantes acaba por envolver, no mesmo saco de mentiras e jogadas baixas, pessoas honestas que estão ao seu lado por fidelidade a um ideal e ao partido em que se reconhecem. Não é um caminho com futuro.
Por tudo isto, eu não podia ficar calado. O silêncio é cumplicidade. Além do mais, não gosto que me queiram tomar por parvo.
Não basta querer que haja mudança. O PSD Abrantes terá que merecer a mudança.
E quem assim nos engana na oposição, quem assim abusa da nossa ignorância, que fará no poder? O PSD Abrantes poderá usar amanhã o poder de forma diferente do uso que hoje dá ao poder que hoje detém?

Comments:
Doutor Jana.
Fica-lhe mal uma defesa cega do partido da sua mulher. Onde está a sua independência? Gostaria que se referisse aos seguintes factos: Felgueiras, Tribunal de Contas, Caixa Geral de Depósitos, Paulo Pedroso, Campo de basebol, greve dos professores, aulas de substituição, etc, etc. Tudo isto será culpa do PSD? Então Doutor Jana? Onde ficou o espírito crítico dos filósofos? Ou este só se manifesta com o PSD no poder? Não nos tome por parvos e seja homenzinho...
 
por parvos, não serão tomados... talvez antes por cobardes (que não têm corajem de assinar o que escrevem)...
 
Força anónimo!!Esta andorinha almeida deve pensar que está numa prova de btt com o selim enfiado no cu...O Paulo Pedroso e o Diogo Infante podem dar uma ajuda...Tanta solidariedade só se justifica por estar a precisar de um emprego camarário da amiga da cultura...Cuidado...o rapaz tem a mania que é mau mas tirando a mania...
 
A indignação do Dr. Alves Jana deveria ser tomada em consideração pelos responsáveis do PSD.
A ser verdade, este tipo de campanha não permite discutir o resultado das opções tomadas e dos caminhos que deverão ser seguidos.
Assim, peço-vos que discutam as seguintes questões (e outras):
a) Quais os benefícios (tangíveis) dos milhões do Aquapolis?
b) Quais os resultados (quantificados) dos milhões aplicados no estádio de futebol?
c) Quais os custos de oportunidade destes investimentos?
d) Quais os pólos descentralizadores deste enorme concelho?
e) O que foi feito para salvaguardar a nossa floresta?
f) De que forma se articula Abrantes com os "vizinhos" para potenciar a região (e não o concelho)?
g) ...

Ajudem-me a decidir...
 
ao anónimo das 4:02 AM (não entrando no capítulo das ofensas, pois isso só revela a baixeza dos autores desses comentários) digo o mesmo que disse ao anónimo anterior: cobardes que não têm coragem de assinar o que escrevem!
 
Alves Jana

Venho pedir um "Post" sobre estes blogs
Barão da Batalha;
O Marquês de Abrantes;
Marquês de Abrantes.

Gostava de ver uma opinião tua sobre estes novos tipos de politica.

Uma tua amiga
RM
 
Na política, como na vida, a verdade e a mentira são conceitos escorregadios.
Quando nos sentimos tocados por mentiras que afectam os nossos (amigos, familares e aqueles que consideramos pessoas de bem)é natural que queiramos reagir.
Mas a nossa reacção pode estar viciada precisamente pelos mesmos pressupostos que deram origem à "mentira" que nos "insultou" (e aos nossos).
Entretanto, gostaria mais (mesmo muto mais) de continuar a ler o Dr. Jana sem ter de consumir comentários sobre a "campanha eleitoral" que sabemos sempre como são, venham de onde vierem. Mas a verdade é que está no seu direito e é assim que damos pleno uso à liberdade.
Pior que tudo são aqueles que escondem as suas opiniões sob o manto maquiavélico do anonimato. Essa é a verdadeira praga da Internet e da Blogosfera.
Saudações
Luis Morgado
 
Mais um blog politico......
mais um blog do ps abrantes....
Pq tem medo da mudança.....
será que existe muita coisa escondida...
é uma vergonha ver este blog afundar-se...
seria bonito que mante-se a imparcialidade...
 
Do you speak english?
Yes

CMA

Que faz a vereação da cultura de Abrantes?
como pode vossa excelencia criticar a Junta de S. Miguel?
Será que conhece S. Miguel?
Respeite as pessoas eleitas democraticamente
 
Bom Dia

Costumo ser um leitor mais ou menos assíduo deste blog.
Até acho que o Sr. Jana tem muito jeito para estas coisas, tem este dom de escrever que é algo que se deve preservar.
Mas desta vez fiquei completamente impressionado como ele vende a sua alma de escrita a interesses politicos ou pessoais.
Desculpe-me a critica mas acho reputiante fazer comentários como este que acabou de fazer.
Espero que o seu blog não siga por essa linha, e seja apenas um acto de simpatia e tentativa de ajuda da sua parte ao seu partido ou do seus entes mais proximos.

Espero que o sr. Jana num proximo contributo peça desculpa aos seus leitores e volte aos seus velhos comentários.
Pois erros todos temos
E espero não vire este blog oposição em caso de vitória do psd para a camara.Acho que não foi com esse intuito que o sr. Jana o criou.

Cumprimentos
João Felipe
 
E se fosse fazer algo util??? Tipo encher os bolsos de dinheiro da palha de abrantes... E levar jornais a falência... E escrever discursos para a sua mulher... Desapareça...
 
Já repararam que os posts anteriores, não obtiveram comentários significativos dos leitores. Foi necessário Alves Jana, meter a pata na poça, para que o meu povo o desancasse!!
Não percebo tanto silêncio e tanto atraso na resposta.

Sendo assim digo:
- Tens de agir, ser rápido, dedos sempre no teclado, varias visitas, por dia aos posts, ter sempre tempo e resposta para os teus leitores, porque senão estes começam a impancientar-se e vão partir para a "briga". Lembra-te que o tempo cibernético não é o tempo do Jornal Semanal.

- ACORDA, HOMEM!
 
Olá Sr. Professor Jana! espero que tenha passado bem! Andava aqui pela net e vi o seu blog pelo qual fiz uma visita rápida.
Contudo, aproveitava para referir que quando o Sr. Professor tivesse tempo, para fazer uma visita ao meu blog sobre S. Miguel que é sobre História e actualidade, onde poderá fazer os cometários que entender.
Foi um blog que construi apenas com a intensão de divulgar a História e a actualidade de uma aldeia em que evito que haja conflitos de provocação/resposta por parte dos comentadores que terão de estar sempre identificados nos comentários, pois é um princípio que tenho quando comento num Blog: identificar-me sempre (porque a coberto do anonimato são feitas muitas ofensas e chaga a haver blogs que atingem o patamar da ordinarice), além de não pôr lá temas polémicos como política e outros do género, apenas História e o quotidiano. O endereço do Blog é: www.saomiguelriotorto.blogs.sapo.pte quando o Sr. Professor tiver oportunidade faça lá uma visita.

Abraço,

Rui Lopes
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?