.comment-link {margin-left:.6em;}

01 June 2005

 

O meu inimigo amigo

Costumo dizer que só quem me critica é que me ensina alguma coisa. Quem está de acordo comigo não me ensina nada. Quando muito, dá-me poder. Mas eu não estou particularmente interessado nesse poder que vem de muitos nos darem o seu acordo.
Desde logo, quem não concorda comigo faz-me ver isso mesmo, que há gente que não concorda comigo, que tem outro modo de pensar. A ilusão de que todos estão de acordo connosco é um dos perigos naturais. Depois, quem não concorda comigo faz-me o favor de testar a minha paciência, de me fazer experimentar os limites da minha tolerância, da minha capacidade de aceitar o diferente, de resistir aos impulsos elementares, de ser capaz de ir além das reacções primárias. Por vezes, de testar a minha capacidade de resistir à tentação de baixar ao mesmo nível donde sou ofendido. E é no trabalho de campo que faz o calo nas mãos.
Além disso, quem não concorda comigo desafia-me naquilo que eu penso, no mínimo obriga-me a pensar melhor, a organizar o meu pensamento para lhe resistir, para lhe responder, para lhe mostrar melhor o meu ponto de vista. E nesse processo eu próprio saio beneficiado. Mas quem não concorda comigo e apresenta o seu – outro – ponto de vista obriga-me a pensar aquilo que eu por mim, sozinho, não pensaria, obriga-me a explorar campos que me passariam ao lado, obriga-me a ir para lá de mim mesmo. Sim, são aqueles que estão contra mim que mais me ensinam. Os que estão de acordo comigo apenas me instalam na ilusão de que sei. E a verdade, sempre, é que é muito mais aquilo que não sei do que aquilo que sei.
Mas os amigos de quem eu mais gosto são aqueles que estão dispostos a jogarem comigo uma partida de procura comum e em comum. Só que essa é uma situação tão rara, e por isso mesmo tão preciosa...

Comments:
Já são 18 dias sem posts, o que é que se passa?
 
Parece que este blog fechou!
 
Jana este blog ñ esta nada famoso!Pq e q nao o actualiza??eu critico-o logo ensino-lhe algo caro amigo!!
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?