.comment-link {margin-left:.6em;}

08 May 2005

 

Maria Lucília Moita

Por protocolo, Maria Lucília Moita, pintora, ofereceu à cidade de Abrantes uma colecção de obras representativas do seu percurso artístico e uma colecção documental que apoia o conhecimento dessa obra. Pelo mesmo protocolo, a Câmara Municipal de Abrantes responsabiliza-se por instalar um núcleo museológico dedicado à obra de Lucília Moita e a fazer um trabalho de divulgação e apoio ao estudo da mesma obra.
Foi no dia 7, Sábado, na Biblioteca Municipal, e trata-se de um momento importante, em que a pintora honra a sua cidade de acolhimento através de um gesto superior de cidadania e em que a Câmara assume um trabalho de preservação, estudo e divulgação de uma obra que é já património colectivo.
No mesmo dia e hora, foi apresentado um livro que é um estudo-mostra do que é a obra e tem sido o percurso artístico de Maria Lucília Moita. Num trabalho do historiador de arte Fernando António Baptista Pereira e com edição da Câmara Municipal, trata-se de um trabalho indispensável para consolidar a carreira de um grande artista. E Maria Lucília Moita merece-o. E é mesmo a melhor homenagem que lhe pode ser feita.
Importa dizê-lo. As verdadeiras homenagens não são as que se fazem a uma pessoa depois de morta. Sobretudo que ela foi esquecida enquanto viva. Por isso, é bom que Lucília Moita veja o respeito que merece a sua obra e sinta que ela vai ser continuada após o tempo que lhe vai ser dado para zelar por ela e concluída.
Esta iniciativa, porém, é a oportunidade para lançar duas observações. Primeira. Que este núcleo museológico possa funcionar como desafio para o museu que Abrantes ainda não tem, apesar do esforço já feito no que me atrevo a chamar de núcleo museológico do castelo. Segunda. Se é óptimo homenagear e perpetuar os artistas consagrados, é indispensável apoiar e estimular os artistas (e outros criadores) ainda em fase de gestação ou de consolidação. E se é verdade que não estamos, aí, na estaca zero, muito há ainda por e para fazer.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?