.comment-link {margin-left:.6em;}

01 May 2005

 

Festival da Primavera

A Festa da Primavera correu bem. Apesar de alguma ameaça de chuva, o S. Pedro foi bem mais colaborante que no primeiro ano, que choveu a matar.
O momento alto foi a festa da criança e da flor. Com os espantalhos a terem um papel de primeiro plano. Este ano houve uma espécie de confirmação da Festa. Mas também a afirmação de que pode ir mais além. Por exemplo, subir de patamar e tornar-se no Festival da Primavera.
Este é um tempo bom, no ciclo do ano. Pode perfeitamente juntar-se a Vida que renasce, a Criança, a Flor e a Arte. Pode tornar-se o momento em que Abrantes sai à rua depois do recolhimento do Inverno. A festa na rua, o festival na rua. (A festa de Junho é outra coisa.)A Arte pode muito bem ser a música, as artes plásticas e a animação de rua, e até a leitura, de forma a criar um "ambiente" de Festa vivida colectivamente.
Para isso, porém, é necessário que a Câmara, organizadora da Festa da Primavera, se assuma como coordenadora de uma "participação de cidade", colectiva, com várias organizações a trabalharem num mesmo sentido. Um sentido que não seja o projecto da Câmara, mas um projecto concebido em comum e feito em parceria.Há, em Abrantes, produtores de música, de artes plásticas, de teatro, e todos juntos poderiam muito bem fazer um belo Festival da Primavera. (Em Junho, é muito mais difícil, por causa dos testes de fim-de-ano escolar e dos exames.)
Sim, creio que temos um Festival da Primavera à nossa espera. Assim haja quem o aceite como desafio, e o faça.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?