.comment-link {margin-left:.6em;}

27 May 2005

 

Escolhas

A vida é feita de escolhas. Mais que isso, a vida é feita pelas escolhas que vamos fazendo. São elas que nos vão configurando por dentro.
Quem escolhe escolhe-se. Escolhe ser aquilo que escolhe.
Quem escolhe entre a Telenovela ou a Quinta das Vaidades ou a Alma Grande está a tornar-se num certo tipo de pessoa, pessoa que se alimenta daquilo que escolhe.
Há dois tipos de escolha. A escolha em resposta a alternativas que lhe colocam e escolha de uma alternativa àquilo que lhe oferecem. Parece o mesmo, mas não é, nem de longe.
Cada escolha é uma opção por um caminho. Um caminho leva sempre a algum lado. Diferentes caminhos levam a sítios diferentes. Ou seja: diferentes escolhas fazem pessoas diferentes.
Isto é ainda muito difícil de perceber por uma cultura que assenta toda a sua História no pressuposto de que o homem é espírito e que o espírito é a-histórico, anti-histórico, e portanto é aquilo que é sem ser transformação, e que os verdadeiros caminhos estão feitos e levam a destinos já determinados à partida. Mas... e se não for assim? E nada do que nos é dado observar nos permite concluir que assim seja. Bem pelo contrário.
«Caminhante, não há caminho. O caminho faz-se caminhando.» (António Machado) Não há caminho nem há lugar de chegada. O caminho faz-se caminhando e é caminhando que se faz o lugar de chegada. Pelas escolhas que vamos fazendo.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?