.comment-link {margin-left:.6em;}

23 April 2005

 

Massa cinzenta

Abrantes precisa de massa cinzenta. Mais ainda: precisa de apostar na massa cinzenta. E esta aposta tem três dimensões: 1 - utilizar bem a massa cinzenta de que dispõe; 2 - criar sempre mais massa cinzenta (produzindo-a nos que cá estão e atraindo-a de fora): 3 - resistir activamente à ignorância e à estupidez.
Confesso que vejo em Abrantes sinais nítidos de um movimento em sentido contrário. Olho à volta e vejo a ignorância com o estatuto de cidadania activa, vejo a estupidez em exercício militante, vejo a cegueira a guiar outros cegos.
Abrantes precisa de massa cinzenta pela simples razão que de só por aí há futuro. Portugal, no passado, apostou em sustentar-se à custa da "mão-de-obra barata". Agora, que há mão-de-obra mais barata noutros lados, admira-se, reclama e grita por "eles" fazerem o que sempre fizeram mas que até aqui nos convinha que fizessem porque nosservia de mama. Agora, "eles" continuam a fazer o mesmo, mas foram dar de mamar a outros, mais pobres e mais disponíveis para trabalharem "mais barato" que nós.
A única solução passa - só pode passar - por mais e melhor massa cinzenta. Mas não é isso que se vê nalguns sectores da vida abrantina. Apostam noutra via. Mas por aí não há futuro.
Não pensemos, porém, que os estúpidos, os incompetentes se vão retirar por si mesmos. Não há nenhuma lei do mundo real que faça prever um tal destino.
A massa cinzenta não cresce naturalmente. Ao contrário da estupidez, que se alimenta de si mesma e até da inércia. A aposta na massa cinzenta só pode resultar de um movimento activo e empenhado.
Os "meus" espantalhos
Os espantalhos que as crianças plantaram pela cidade na Festa da Primavera, também eram meus. Mas vieram os ladrões e roubaram-me os espantalhos que eram da minha cidade e, portanto, também meus. Ficámos mais pobres, a minha cidade e eu.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?