.comment-link {margin-left:.6em;}

18 April 2005

 

Futuro papa morto

Tenho entre os meus papéis a imagem do herdeiro do trono de França, que morreu há alguns anos, a caminho de ser enterrado entre túmulos no panteão da família. Um cadáver entre restos de cadáveres, apesar do título real.Vimos há dias os "restos" mortais de João Paulo II. São agora, para nós, uma pedra mármore e pouco mais, na certeza de que por baixo está o mesmo que resta dos outros 62 papas ali sepultados e dos milhões e milhões de pessoas comuns mortas por todo o mundo: «pó, cinza e nada».
Vamos esta semana encontrar um novo papa que virá à janela de S. Pedro em toda a glória dos símbolos eternos que trará então já sobre si. Mas ele será já, embora esquecidos nós disso, o próximo papa morto. Na glória da sua entronização, começam já os preparativos das suas nada distantes exéquias.
É assim a vida. Uma oportunidade fugaz. O nada do arder de um fósforo.O próximo papa terá, como João Paulo II e os outros antecessores, a oportunidade de fazer um grande mandato ou um mandato irrelevante. Como cada homem e mulher que nasce. É assim a vida.
Um papa ainda acredita que a "verdadeira vida" será a vida eterna. Mas a nossa sociedade laica e secularizada tem de assumir que a vida de um homem ou de uma mulher tem, em termos sociais, de ser julgada por aquilo que foi e é. Quero eu dizer com isto que não podemos encontrar qualquer desculpa para o facto de milhões e milhões de homens e mulheres nascerem e morrerem ser terem hipóteses de ser alguém.
Desejamos que o próximo papa seja património da humanidade. Mas ele terá "todas" as condições para ser o que é necessário que seja. Está nas suas mãos o resultado do desafio.
Do mesmo modo, temos de desejar que cada pessoa tenha as condições necessárias para ser alguém que - para si e para os outros - valha a pena. Que tenha à sua disposição as condições necessárias, para que fique, de facto, nas suas mãos ser ou não ser aquilo que quer e nós precisamos que seja.É este o mistério fundamental da vida humana. No papa ou qualquer um dos grandes como no mais humilde dos homens ou mulheres.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?