.comment-link {margin-left:.6em;}

18 April 2005

 

Ainda as TIC

A minha escola, como não podia deixar de ser, entrou na era da informática e foi-se dotando quer de computadores, quer de funções informatizadas. Tal como as outras, é evidente. Mas falo da minha, porque a conheço melhor (e não vou falar de mim).
À medida que vão entando os computadores numa escola, vão sendo necessárias actividades de manutenção. Ora só há muito pouco tempo é que entraram na esacola pessoas com formação específica em informática. Até então, o sistema, cada vez mais complexo, da informática na minha escola foi sendo gerido e sustentado por professores que aceitaram esse desafio: Manuel Luís Vasco, de Matemática, João Carlos Pina da Costa, de Filosofia, Nuno Mil-Homens, de Educação Física, João Pedro Céu, de Geografia, e talvez mais algum de que agora não me recordo. Foram estes professores, que não eram do sector, que não tinham "obrigações específicas" nessa matéria, que trouxeram a minha escola do reino da ignorância informática para o estatuto de escola em informatização ou escola digital em que já e ainda hoje se encontra.
Para lá destes, registo os nomes de Humberto Lopes e Laura Bandarra, ambos de Matemática, que tiveram papel importante no ensino não curricular de professores e alunos. E ainda os responsáveis da escola, desde Nelson Carvalho, que comprou o primeiro cmputador para a escola, até Alcino Hermínio, que actualmente dirige a escola e tem apostado na informatização como uma das suas linhas de gestão.
São todos, cada um à sua maneira e no seu lugar, pessoas que fizeram e estão a fazer a História de Abrantes neste sector. Mesmo que ninguém repare neles.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?