.comment-link {margin-left:.6em;}

23 March 2005

 

Clube de Leitura

O serão de terça-feira, dia 22, reuniu 21 pessoas para ouvirem e conversarem sobre o livro Breve história de quase tudo, de Bill Bryson, que foi apresentado por Carlos Coelho, professor de engenharia mecânica na ESTA. Falou-se do livro, leram-se alguns trechos, falou-se de ciência e de divulgação científica, conversou-se. E às 23.30, foi necessário "mandar" as pessoas embora, para que a manhã seguinte não fosse demasiado difícil.
O Clube de Leitura é um projecto recente da Palha de Abrantes que parte de uma ideia simples: uma pessoa que gosta de ler diz a outras pessoas que gostam de ler, têm de ler este livro... A entrada é livre e cada um está à vontade. Deseja-se que as pessoas participem, mas que ninguém se sinta obrigado a mais do que respeitar os outros.
O formato é, mais uma vez, de carácter experimental, de fácil sucesso e susceptível de ser generalizado.
Costumo dizer que o país precisa de muito sprojectos com estas características: barato, eficaz e generalizável.
Uma sessão tradicional de promoção da leitura promovida por uma Câmara Municipal é capaz de custar cem contos / 500 euros (vai-se buscar e levar um autor ou estudioso, paga-se-lhe uma verba, dá-se-lhe de jantar e talvez mesmo dormida, pagam-se ainda horas extraordinárias aos funcionários que garantem a logística da sessão... e sei lá que mais). E o público, na maioria das vezes não corresponde ao investimento.
Numa sessão deste tipo, usam-se recursos da terra, coloca-se as pessoas em actividade, criam-se dinâmicas de acção e participação... e tende sempre a haver mais gente envolvida e activa, enquanto os custos tendem para zero.
A próxima sessão, dentro de quinze dias, na terça à noite, será sobre Equador, de Miguel Sousa Tavares. Se já leu, não perca. Se não leu, vá ouvir quem leu.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?